

Simone
Porto
Loureiro


CRP 05/17602
Sócia-diretora, psicóloga e responsável técnica da Narrativas.
Cursos na abordagem fenomenológica-existencial e formação em terapia narrativa (Reciclando Mentes em colaboração com o Dulwich Centre)

Doutorado em Psicologia (PUC-Rio)
Psicóloga clínica e organizacional com
mais de 30 anos de experiência profissional
Formação e
Experiência Profissional
Membro da diretoria executiva da ABRH-RJ. (2022 - 2024)
Psicóloga na Petrobras por duas décadas e gestora em áreas corporativas da empresa por 16 anos (RH, SMS e Responsabilidade Social)
Especialização em Gestão de Negócios
(FIA Business School)
Gestão Empresarial Avançada (Coppead/UFRJ)
Desde muito pequena,
eu me interesso por histórias.
História da humanidade e histórias dos humanos que fazem parte dela: a jornada das pessoas, sujeitos dessa grande trajetória universal. Dos personagens de novelas da TV aberta aos grandes clássicos da literatura, chegando finalmente às pessoas de “carne e osso”, sempre quis entender seus dramas, suas grandes questões existenciais, o que as movem, as fazem sofrer, o que as fazem felizes.
Pensei em ser jornalista, apreciei com muito carinho trabalhar com a escrita e me encontrei na psicologia. Já na psicologia, a clínica foi uma escolha natural para mim.
Ser professora também. Era uma forma de compartilhar minhas descobertas, interagir, pesquisar e descobrir ainda mais.
A psicologia organizacional chegou de surpresa: em consequência do atendimento de adultos, percebi a centralidade do universo profissional nessa fase do desenvolvimento humano. Fui trabalhar em uma empresa e encantei-me com o mundo das organizações. Nele pude perceber a importância de se evidenciar histórias e narrativas, em seu melhor sentido, para engajar pessoas, se conectar com elas.
Quase duas décadas depois e muitos desafios superados em comunicação, processos de negociação, sensibilização e desenvolvimento do público interno em temas tais como SMS, Responsabilidade Social e ESG, fui aprofundar meus estudos sobre narrativas na esfera da comunicação e me deparei com os ensinamentos da terapia narrativa.
É… o mundo realmente é redondo: acabei voltando a me interessar pelo atendimento clínico, sem me desinteressar do universo organizacional.
A Narrativas Consultoria e Clínica de Psicologia é fruto desse movimento e busca de síntese da minha trajetória. Com ela, tenho a missão de estar ao lado de pessoas e organizações em seus processos de desenvolvimento e autodescoberta.
Cooperar para o desvelar de versões de narrativas, pessoais e organizacionais, mais ricas de significados e possibilidades existenciais é o meu propósito.